Diretrizes para políticas de Saúde e Bem Estar
Diretrizes para políticas de Saúde e Bem Estar
- Contribuir para o aumento da expectativa de vida saudável e ativa da população.
- Reduzir a taxa de mortalidade infantil por 1.000 nascidos vivos e reduzir as disparidades entres as regiões da cidade de Goiânia.
- Universalizar a cobertura da Atenção Primária e Saúde da Família em todos os bairros que possuem índices de desenvolvimento social menor que a média da cidade.
- Reduzir o tempo médio de espera para exames prioritários na Cidade de Goiânia.
- Reduzir as filas cirúrgicas eletivas de médio e pequeno porte.
- Consolidar uma cultura de saúde preventiva em toda população Goianiense.
- Consolidar a Cidade de Goiânia como Centro de Referência em Saúde.
- Informatizar a saúde de Goiânia para o compartilhamento de dados e informações dos pacientes, melhorando a resolutividade e facilitando os processos de referência e contra-referencia.
Plano de ação para Saúde e Bem Estar
- Implantação de iniciativas voltadas para saúde de mães e bebês, visando a: melhoria da qualidade do pré-natal, com garantia de acesso ao parto e a consulta puerperal precoce; saúde da criança, com monitoramento e acompanhamento (Aplicativo Criança Goianiense) do processo de desenvolvimento das criança da faixa etária de 0 a 24 meses.
- Contratação de Novas Equipes da Saúde da Família.
- Construção de novos Centros de Saúde da Família, ampliando a rede com Centros de Saúde da Família.
- Estruturação de Ambulatórios Médicos de Especialidades e Cirurgias. As estruturas serão unidades especializadas em apoio diagnóstico e orientação terapêutica, com serviços de consultas clínicas com médicos de várias especialidades e exames de imagem alta complexidade. Na proposta estão previstas cirurgias que não demandam internação.
- Readequação, ampliação e qualificação dos equipamentos das Unidades Municipais de Saúde (CAIS, CIAMS, Centros de Saúde), considerando melhorias na acessibilidade e segurança do paciente.
- Disponibilização de Unidades Móveis de Saúde, em parceria com Sistema S, visando levar profissionais e serviços de saúde às diversas regiões da cidade, como, por exemplo: prevenção e rastreamento do câncer de colo de útero e mama.
- Implantação do Prontuário Eletrônico nos hospitais e demais unidades da saúde de Goiânia (UPAs, Centros de Referência, Centros de Saúde da família, Centros de Saúde, CIAMS, CAIS).
- Ampliação da telemedicina como instrumento de diagnóstico a distância e de orientação de procedimento e tratamentos médicos, também como instrumento de monitoramento de pacientes idosos e com riscos de agravamento.